O Programa #BoraVencer, realizado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança), começa 2017 com inscrições abertas para novos cursos da linha Profissionalizante do projeto. São 1 mil vagas para aulas que acontecerão nos turnos matutino, vespertino e noturno em três polos: nos Centros de Juventude de Ceilândia e Estrutural e no Setor Comercial Sul.
Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos de todo o Distrito Federal. As inscrições estão abertas no site da Secriança até 23h59 do dia 13 de janeiro.
Na Estrutural são 200 vagas para os cursos de Mecânica Robótica, Técnico e manutenção de equipamentos de informática, Maquiagem e designer de sobrancelhas, Artesanato de bijoias e material reciclável e Assistente Administrativo. As aulas acontecerão no Centro de Juventude da Estrutural, que fica na Área Especial Nº 8, Praça Central.
Em Ceilândia, os estudantes poderão se inscrever para 400 vagas nos cursos de Mecânica de autos, Webdesigner, Programador de aplicativos Android, Maquiagem e designer de sobrancelhas, Atendente de consultório médico e dentário, Assistente Administrativo e Robótica. As aulas acontecerão no Centro de Juventude de Ceilândia, que fica na QNN 13, área especial, módulo B, junto à Biblioteca Pública de Ceilândia.
No Plano Piloto são 400 vagas para todos os cursos oferecidos nas outras duas cidades. Segundo a Subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, os alunos poderão se inscrever para duas opções de curso. “Se não tiver vaga suficiente para inscrever o estudante na primeira opção ele fica, automaticamente com a vaga da segunda”, explica.
No caso de uma demanda maior que o número de vagas, o preenchimento das 1 mil matrículas vai atender os seguintes critérios preferenciais:
– Menor renda per capita familiar
– Estar desempregado
– Ser egresso ou estar em atendimento no Sistema Socioeducativo
– Ordem de inscrição
– Menor renda per capita familiar
– Estar desempregado
– Ser egresso ou estar em atendimento no Sistema Socioeducativo
– Ordem de inscrição
As aulas começam em 30 de janeiro e vão até o dia 1º de abril de 2017, com 4h de aulas diárias nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os alunos recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas para utilização durante o curso.
#BORAVENCER – Atendendo a uma demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Criança, Adolescentes e Juventude promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. No total, 16 mil jovens foram atendidos ao longo do ano.
Foram oito aulas que seguem os eixos temáticos do Enem: Ciências Humanas; Matemática; Ciências Naturais; Linguagens e Códigos e Redação. Os encontros do primeiro semestre aconteceram em 9 e 30 de abril e 7 e 21 de maio. No segundo semestre, os encontros ocorreram em 18 e 25 de setembro e 9 e 23 de outubro. Em 30 de outubro, uma semana antes do Enem, a Secriança realizou o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais que fazem diferença na hora da prova.
Para o segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, a Secriança também lançou o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública (regular ou EJA) e bolsistas integrais da rede privada inscritos no Enem 2016. Eles tiveram aulas de segunda a sábado entre os dias 5 de setembro e 4 de novembro, com foco no Enem.
Em 18 junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também teve foco na preparação para a prova da Secretaria de Educação.
Em dezembro, a Secriança lançou o #BoraVencer Profissionalizante. A primeira turma vai formar 600 jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de preparar para o mercado de trabalho, as aulas auxiliarão os candidatos ao concurso da Educação.
Fonte: crianca.df.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário