ITAPOÂ-DF

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA!

Voluntários do Itapoã e Paranoá atuam para melhorar vida da comunidade através do esporte.
Fonte: DFTV - 2º edição

PREPAREM - SE, O RACIONAMENTO CHEGOU!

É amanhã o dia o programado pela Caesb para o rodízio de água no Paranoá, Paranoá Parque e Itapoâ.

Segundo a Companhia de Águas do DF, os moradores ficarão 24 horas sem água e o abastecimento voltará na próxima quinta - feira, dia 02/03, mas o reabastecimento completo da rede poderá demorar até dois dias, ou seja, abastecimento pleno só na sexta - feira, dia 03/03. O remédio é economizar bastante.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

HISTÓRIA: PARANOÁ-DF!

Criada a parti da lei nº 4.545, de 10 de dezembro de 1964, a cidade do Paranoá é uma das mais antigas do DF e teve origem em um acampamento remanescente da época da construção de Brasília.
A cidade foi fundada em 1957, quando da implantação do canteiro de obras da construção da Barragem do Lago Paranoá.
Após a inauguração de Brasília, em 1960, alguns habitantes permaneceram no local para a conclusão da usina hidrelétrica. Ao longo dos anos, outras vilas foram sendo agregadas as já existentes, o que cominou com a maior invasão do DF na década de 1980. O Paranoá foi fixado mediante decreto do GDF, depois muitas resistências dos moradores, mas a fixação não aconteceu onde surgiu a vila.
O nome Paranoá é uma variante de Paranaguá (Paraná = rio caudaloso ou mar + Cuá = bacia, cavidade). Paranaguá significa enseada do mar, baía fluvial. A variante Paranoá tem o mesmo significado: baía fluvial.

As missas eram realizadas em um barracão e depois de mobilização dos moradores, surgiu a Igreja São Geral, erguida durante o período da construção da barragem. 
Após a fixação da Vila Paranoá, a área do antigo acampamento foi transformado em parque ecológico, aprovado pelo então Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente (CAUMA), em 03 de junho de 1992 e ratificado pelo GDF através do Decreto nº 15899/94. Parque Vivencial do Paranoá é um marco histórico para a memória do antigo espaço e moradores que viveram no local. 
Em 1993, a Igreja São Geraldo, símbolo da fixação, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do DF e em 2005, devido a má conservação do espaço, ela veio a desabar, restando apelas ruínas do local. 
Curiosidade: Diz a lenda que o Paranoá só veio a ter as ruas assaltada devido a uma intervenção direta do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo. 
Segundo os contadores de história, em um belo dia, um (a) reporte fez uma entrevista com o então presidente e no mesmo momento deu um redemoinho subido uma enorme poeira.
Neste momento a/o reporte indagou o presidente se não se sentia mal vendo uma paisagem daquele em seu visual. 
O Presidente olhou para traz, viu a cena, pegou o telefone, ligou para o então Governador do DF, Joaquim Roriz e determinou que fosse asfaltada toda a cidade.
Verdadeira ou não a história, quem mora na cidade sabe que de uma hora para outra tinha máquina espalhada por todo os cantos da cidade e em alguns lugares, nem as redes de água pluvial foram feira para passar o asfalto. 
Fonte: Wikipedia 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

HISTÓRIA! CIDADE DO ITAPOÂ-DF

Uma das Regiões Administrativas mais jovem do DF, a cidade do Itapoâ passou a existir legalmente em 03 de janeiro de 2005 como a XXVIII RA do DF.
 
A cidade fica a cerca de 15 km de Brasília e possui, segundo estatísticas da Codeplan, 50 mil habitantes. 
 
A região ocupa uma área que, originalmente, pertencia a cidade de Sobradinho, mas que fica localizada mais perto do Paranoá.
 
Apesar das diversas melhorias implantadas nos últimos anos na cidade como o Posto de Saúde, a construção de 03 escolas, a cidade ainda depende muito dos serviços disponíveis para a população da cidade vizinha, o Paranoá.
 
O Itapoâ ainda não possui quartel do corpo de bombeiros, polícia militar e polícia civil.
 
O Fórum que abarca as demandas judiciais da população do Itapoâ ainda é o do Paranoá, o que pode acabar muito breve, uma vez que o Fórum do Itapoâ já está em fase final de obra. 
 
Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CAESB DEFINE DATAS DE INÍCIO DE SUSPENSÃO DE FORNECIEMNTO DE ÁGUA NO ITAPOÂ E PARANOÁ

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Leite Luduvice, divulgou o cronograma de rodízio no fornecimento de água em regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria, que terá início na próxima segunda-feira (27. 

A segunda fase do rodízio atingirá também a região central de Brasília (Asas Sul e Norte, além dos Lagos Norte e Sul, Noroeste, Paranoá, Itapoâ, Condomínio Park Sul Prime Residencial e Living Superquadra Park Sul e SOF Sul).

Não há previsão para o fim do racionamento de água no DF.

CRONOGRAMA:


1º de março (quarta-feira)
Interrupção: Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (apenas SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres. 
Fonte: Jornal de Brasília

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CÂMARA APROVA DOCUMENTO ÚNICO

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina que dados biométricos e civis, como RH, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor sejam considerado em um documento único: a Identidade Civil Nacional, com informações de registros civil dos Estados e do DF.

O projeto de lei aprovado no dia de hoje, foi apresentado pelo Governo Federal e pelo TSE e tramitava na Câmara desde 2015.

Pelo projeto aprovado na Câmara e que agora vai para o Senado, caberá ao TSE, por já possuir uma base de dados com leitura biométrica, a gestão e manutenção do novo documento.  O número que aparecerá no documento será o do CPF, que não mudará para quem já possui a Cadastro de Pessoa Física. 

Fonte: O Globo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

QUER RECEBER NOTÍCIAS DO BLOG?

Sigam o blog "ITAPOÂ-DF"!

Nas Redes Sociais:  

  • No ícone "SIGA O BLOG"!

RACIONAMENTO A VISTA!



Depois de reduzir a pressão de vazão da água para as cidades abastecidas pelo reservatório da barragem de Santa Maria, a Caesb, juntamente com a Adasa decidiram implantar o mesmo tipo de racionamento usado nas regiões abastecidas pelo reservatório do Descoberto, o que significa que a região do Paranoá e Itapoâ vão passar a ter períodos sem o abastecimento de água.  

Um estudo realizado pela Adasa, Caesb e Agência e Nacional das Águas (ANA) apontam dificuldades de recuperação dos reservatórios. A determinação limitará a captação no reservatório do Descoberto para 3,5 m³ por segundo por mês. A Caesb terá um prazo de sete dias para implementar as decisões. 

Já para o reservatório de Santa Maria, a vazão média mensal captada pela Caesb será limitada para 500 litros por segundo. As medidas deverão ser estabelecidas até o dia 6 de março. Técnicos da companhia analisam as medidas. 

A barragem de Santa Maria abastece as regiões: Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Setor de Mansões Lago Norte, SOF-Sul Condomínio Park Sul Prime Residence Living e Superquadra Park Sul. No dia 30 de janeiro, este locais começaram a ter a redução da pressão da água reduzida.

Fonte: CorreioWeb

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Motorista perde controle de carro e invade casa no Itapoâ

Após ser atingido por um carro, caminhonete atravessou o muro de uma casa no Itapoã. Ninguém ficou ferido.

 

O motorista de uma caminhonete atravessou o muro de uma casa no Itapoã, no Distrito Federal, na manhã deste sábado (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, que esteve no local, o acidente ocorreu após a caminhonete ser atingida por um carro em um cruzamento em frente à casa. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar, o motorista da caminhonete se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele estava sem habilitação e a caminhonete, sem licenciamento. O caso foi levado à 6ª DP, no Paranoá. A PM não soube informar o prejuízo causado aos moradores.

Fonte: G1-DF

 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

TEMER ENVIA PROPOSTA QUE ACABA COM MULTA EXTRA PAGA POR EMPRESA EM DEMISSÕES

O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei complementar que acaba, de forma gradual, com a multa de 10% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que a empresa paga ao demitir um trabalhador sem justa causa. 

O objetivo é alterar a Lei Complementar nº 110, de 29 de junho de 2001, para eliminar gradualmente a multa adicional da contribuição social devida pelos empregadores. A medida tinha sido anunciada pelo governo em 15 de dezembro, quando foram apresentada as linhas gerais da reforma trabalhista. Esta multa não tem nada a ver com os 40% que são pagos aos trabalhadores no caso de demissão sem justa causa. Esses 40% são garantidos pela Constituição e não estão em discussão na reforma da CLT.  

O objetivo da medida, segundo o governo, é aliviar os encargos do empregador. A proposta é que a multa seja eliminada gradualmente, com redução de 1 ponto percentual a cada ano, pela próxima década. A multa rende ao FGTS entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões anualmente. 

Fonte: O Globo. 

Gostou da Postagem? Comente aqui!

MAIS REAJUSTE?


A Procuradoria-Geral do Distrito Federal protocolou nesta quarta-feira (15) uma ação na Justiça contra a lei aprovada pela Câmara Legislativa no dia 5 de fevereiro que libera a circulação de carros fora do horário de pico em faixas exclusivas para ônibus.


Segundo o governo, se a lei vigorar, pode haver ou aumento dos subsídios para o setor ou mesmo reajuste da tarifa no transporte público. O último, que vem sendo questionado na Justiça, elevou as passagens da cidade para o patamar mais alto do país.


"Nesse cenário, de duas uma: ou o Distrito Federal incrementará o subsídio para o setor ou haverá aumento de tarifa."


O GDF explica que o reajuste seria necessário porque a regra amplia a despesa dos cofres públicos. "A lei em questão gera um custo anual estimado em cerca de R$ 10 milhões, em prejuízo ao equilíbrio econômico-financeiro das concessões", afirma o GDF. 


A secretaria de Mobilidade e o DFTrans, empresa responsável pela administração do transporte público, no entanto, contestaram informações que constam numa ação judicial do governo para derrubar a lei que flexibilizou o uso dos corredores de ônibus.

Segundo a pasta, não haverá novos reajustes nas passagens, mesmo que a lei seja mantida. 

É aguardar para ver!

Fonte: G1

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VOCÊ TEM DINHEIRO NO FGTS? VEJA AS DATAS DOS SAQUES.

A Caixa Economia Federal definiu que o trabalhador que tem dinheiro em conta inativa do FGTS, tem até o dia 31 de julho de 2017 para sacar.
Segundo do Governo Federal, os recursos disponíveis no fundo poderá injetar até R$ 34 bilhões na economia,são mais de 30 milhões de trabalhadores que tem direito, o que em momento de crise é uma boa notícia.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA!

Odiado por muitos, o horário de verão chega ao fim no próximo domingo, dia 19/02, às 0 horas, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A medida, em vigor desde outubro, visa proporcionar uma economia de energia para o País, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo maior aproveitamento da luminosidade natural. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931.

A previsão do governo é de que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Fonte: Portal Brasil. 
 

CPF SE TORNA DOCUMENTO ÚNICO PARA ACESSAR INFORMAÇÕES E BENEFÍCIOS DO GOVERNO

Foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira, 12/03 o Decreto n° 9.723/2019, que institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) co...